Cresce o número de viagens de formatura, mas ainda há dúvidas em relação à escolha.
Há anos o mercado de turismo não era impulsionado por um grupo em grande ascensão na sociedade: os formandos. O aumento na quantidade de instituições de ensino superior é o que alavanca esse crescimento. E é no momento de conclusão do curso que surge uma grande dúvida; optar pela festa de formatura ou uma viagem?
A nova tendência entre os formandos do ensino superior está em realizar uma viagem com os colegas da turma, para comemorar o fim dos estudos. Essa tendência chama a atenção do mercado de turismo, em específico das agências de viagens. De acordo com a agente de viagens da CVC, Suyanne dos Santos, a procura pela compra de pacotes turísticos por formandos tem aumentado. “Nos últimos anos a procura cresceu cerca de 30 a 40%. Os destinos são variados, vão do desejo de conhecer os estados brasileiros a viagens internacionais como a Disney”, pontua a agente.
O aumento dos formandos na procura por viagens tem feito muitos estabelecimentos se adaptarem ao estilo dos estudantes que, na maioria das vezes, são jovens e buscam por diversão e entretenimento. O coordenador do curso de Turismo da Facitec, Álvaro Quaglia, explica como o setor se prepara para atender ao público. “Atualmente o mercado tem se preparado para todos os públicos, em especial os diferenciados. Estamos na era da especialização e da excelência”, avalia Quaglia.
Hora da decisão
Para ajudar a entender o que pesa na hora da escolha dos estudantes, o coordenador Álvaro Quaglia esclareceu que existem duas formas de formatura: a oficial (entrega de diploma, missa, juramento, ente outros) e a festiva. Mas deixou claro que a vontade de sentir-se livre, mudar paradigmas, ser diferente e fortalecer as relações afetivas favorecem a escolha pela viagem. “Além do custo”, revela o coordenador.
O custo foi o fator primordial que levou a recém formada em Administração da Faculdade Projeção, Cristiane Moura, optar pela viagem: “Se eu tivesse feito a formatura iria gastar cerca de cinco mil reais, fora o valor de despesas extras, como o aluguel do vestido, sapato, salão, entre outros. Já para a viagem, o valor que vou gastar é menor, conhecerei outros lugares e ficarei mais tempo com os meus amigos da faculdade”, ressalta a formanda.
Mas nem todos tem o mesmo pensamento, a estudante do curso de Jornalismo da Facitec, Monique Oliveira, é categórica na sua escolha: “Não levaria em conta o custo e sim a realização do sonho, a reunião e a comemoração junto da minha família, no dia da formatura”.
Ajudando na escolha: Vantagens e desvantagens
Para colaborar com a escolha, levantamos algumas vantagens e desvantagens de cada opção:
VANTAGENS
|
DESVANTAGENS
| |
FESTA DE FORMATURA
| É a forma tradicional de comemorar, subir no palco, receber o diploma, ouvir o discurso do paraninfo, um momento inesquecível. | O momento dura só algumas horas, as festas são caras e o convidado tem que pagar. Não sobra tempo para o estudante curtir. |
VIAGEM DE FORMATURA
| É a opção mais divertida, dura de cinco a oito dias, a turma fica mais unida, e em alguns casos a viagem fica mais barata que a festa, além de conhecer outros lugares e pessoas. | Muitos dizem que pode ser feita a qualquer época da vida, já uma festa de formatura não. Os pais, amigos e professores não podem participar. E nem todos da turma podem ir à viagem. |
Por: Wesley Ferreira

Nenhum comentário:
Postar um comentário